Saltar para o conteúdo

O que é
a Obstipação?

A obstipação é a presença de sintomas como a dificuldade em ir à casa de banho, infrequência intestinal e sensação de evacuação incompleta. O que é Psyllogel<sup data-lazy-src=

Será uma dificuldade passageira ou obstipação?

A nossa resposta é… os dois. Quando sente uma maior dificuldade em ir à casa de banho, está perante um quadro clínico de obstipação. Geralmente, considera-se que três idas à casa de banho por semana constituem uma regularidade normal, mas o mais importante é verificar se há alguma alteração significativa no seu trânsito intestinal. Até porque, quando adia os sintomas, a obstipação pode desenvolver-se além da “dificuldade passageira” e do desconforto, criando complicações de saúde mais sérias.

O que é Psyllogel<sup data-lazy-src=

Um problema mais comum do que pensa

Se sofre de obstipação saiba que não está sozinho
O que é Psyllogel<sup data-lazy-src=
* Obstipação Crónica – Recomendações de tratamento médico e cirúrgico in Revista Portuguesa de Coloproctologia (Jan-Abr 2020)
O que é Psyllogel<sup data-lazy-src=

Causas frequentes
da obstipação

Dieta <b>pobre<br> em fibra</b>
Dieta pobre
em fibra
<b>Stress e <br>  ansiedade</b>
Stress e
ansiedade
Viagens e<br><b>mudanças de rotina</b>
Viagens e
mudanças de rotina
Consumo de <br> <b>laticínios</b>
Consumo de
laticínios
<b>Gravidez</b> <br>  e pós-parto
Gravidez
e pós-parto
<b>Resistir</b> ao impulso <br> de evacuação
Resistir ao impulso
de evacuação

Sintomas
da obstipação

A obstipação manifesta-se de formas variadas e é fundamental reconhecer esses sinais para tomar as medidas adequadas e procurar alívio. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

    • Esforço durante a evacuação: Um dos sinais primários da obstipação é a necessidade de esforço significativo ao tentar evacuar;
    • Fezes secas e duras: As fezes tornam-se mais secas e difíceis de passar quando a pessoa está obstipada;

Sensação de evacuação incompleta: Mesmo após evacuar, muitas pessoas com obstipação podem sentir que não esvaziaram completamente os intestinos;

  • Inchaço abdominal: A obstipação também pode levar a uma acumulação de gases no intestino, causando inchaço abdominal e desconforto;
  • Intervalos irregulares entre os movimentos intestinais: Quando se está obstipado, os movimentos intestinais tornam-se menos frequentes e podem ocorrer em intervalos irregulares.

 

Se os sintomas persistirem, é importante procurar orientação de um profissional de saúde.

O que pode provocar obstipação

A obstipação, também conhecida como prisão de ventre, é uma condição gastrointestinal comum que afeta pessoas de todas as idades.

A obstipação acontece por diferentes causas, como é exemplo:

  • Dieta alimentar pobre em fibras;
  • Fraca hidratação;
  • Ansiedade e stress;
  • Pouco exercício físico;
  • Alguns medicamentos ou condições de saúde;

Para aliviar a obstipação, é recomendável adotar uma dieta rica em fibras, aumentar a ingestão de líquidos e praticar atividade física regularmente.
Se os sintomas persistirem, é fundamental consultar um profissional de saúde para avaliação e orientação adequada.

A fibra de Psyllium
no alívio da obstipação

A fibra de Psyllium é um tipo de fibra solúvel encontrada nas sementes da planta plantago ovata, tem a capacidade única de absorver água e formar um gel que ajuda a regular o trânsito intestinal e aliviar a obstipação.

O que distingue a fibra de Psyllium é a sua capacidade de retenção de água, que permite aumentar o volume das fezes e torná-las mais macias
e fáceis de serem eliminadas. Além disso, o gel formado pela fibra de Psyllium ajuda a lubrificar o intestino, facilitando o trânsito intestinal.

Outra característica importante da fibra de Psyllium é a sua fermentação lenta pelas bactérias intestinais, que ajuda a manter um ambiente intestinal saudável (efeito prebiótico) e a aliviar a obstipação crónica.

Obstipação na gravidez

A obstipação é um desconforto comum durante a gravidez.

Isto ocorre porque as alterações hormonais da gestação podem tornar o trânsito intestinal mais lento. Além disso, o aumento do tamanho do útero pode comprimir o intestino, dificultando a eliminação das fezes.

Controlo da obstipação na gravidez:

  • Aumentar a ingestão de fibras e líquidos, que pode ser feito através da alimentação e/ou suplementação com fibra de Psyllium;
  • Exercício físico ajuda a estimular o trânsito intestinal e prevenir a obstipação.

É importante lembrar que nem todos os tratamentos para a obstipação são seguros durante a gravidez. É fundamental procurar recomendação médica para escolher o melhor tratamento.

Obstipação nas crianças

A obstipação pode estar presente nas crianças e pode ser causada por uma variedade de fatores:

  • Dieta inadequada,
  • Falta de exercício físico,
  • Desidratação,
  • Alguns medos e receios da criança e até mesmo stress emocional

Para prevenir e tratar a obstipação em crianças, é importante incentivar hábitos alimentares saudáveis, incluindo uma dieta rica em fibras e líquidos, e incentivar a atividade física regular. Além disso, é importante estabelecer uma rotina regular de ida à casa de banho e deixar a criança descontraída e confortável.

Se a obstipação persistir ou se for um problema recorrente, é importante procurar a recomendação de um médico para avaliar as possíveis causas e opções de tratamento.

Obstipação nos Idosos

A obstipação, um problema comum entre os idosos. Esse desconforto pode ser atribuído a diversos fatores relacionados com condições específicas de saúde, pouca mobilidade e mesmo quadros de ansiedade e stress.

À medida que envelhecemos, o funcionamento do sistema digestivo tende a desacelerar, resultando numa passagem mais lenta dos alimentos pelo trato intestinal.

A saúde intestinal pode ser melhorada com:

  • Inclusão de alimentos ricos em fibras;
  • Ingestão frequente de água;
  • Exercício físico adaptado à idade;
  • Toma de suplementos alimentares.

A obstipação é uma preocupação comum entre os idosos, mas abordá-la com uma abordagem holística que inclua alimentação balanceada, hidratação e atividade física pode fazer uma diferença significativa na saúde intestinal e no bem-estar geral dessa população. Se a obstipação persistir é importante procurar a recomendação de um médico.

O que é Psyllogel<sup data-lazy-src=
Sabia que...

As bactérias presentes no intestino produzem cerca de 95% dos níveis de serotonina, a hormona que influencia os estados de ânimo e a atividade gastrointestinal.

É Verdade!

Há uma relação direta entre o trânsito intestinal, o consumo de fibras solúveis e o bem-estar físico e mental! 

O que é Psyllogel<sup data-lazy-src=