Lidar com Inchaço e Gases
Porque é que temos prisão de ventre?
Prisão de ventre ou obstipação. Dois nomes, o mesmo significado: dificuldade de expelir as fezes geradas no nosso intestino. O sistema digestivo do ser humano é muito complexo, pois começa na boca e termina no intestino grosso. É nesta última fase da digestão que podemos sofrer de obstipação, designada popularmente por prisão de ventre. O grau de incidência varia de pessoa para pessoa e de diferentes fases da vida, podendo ser crónica ou pontual. De acordo com a Revista Portuguesa de Coloproctologia (janeiro-abril de 2020), 25% da população portuguesa sofre de obstipação crónica.
Os distúrbios funcionais do sistema digestivo podem estar relacionados com:
- Dieta alimentar pobre em fibra;
- Falta de exercício físico;
- Alguma medicação;
- Stress;
- Gravidez.
A prisão de ventre identifica-se essencialmente por:
- Uma sensação constante de mal-estar;
- Inchaço na zona do abdómen;
- Fezes secas e duras, fragmentadas, anormalmente grandes e pequenas;
- Defecação insatisfatória devido a fezes pouco frequentes (menos de três vezes por semana);
- Passagem difícil das fezes ou defecação aparentemente incompleta.
O tratamento da obstipação é essencial ao bem-estar, além de que uma situação continuada de prisão de ventre pode ser a causa de outras condições físicas desagradáveis, como as hemorroidas e a incontinência fecal.
O tratamento da obstipação passa por uma mudança no estilo de vida, com mais atividade física, melhor dieta alimentar, rica em fibras, uma adequação da medicação (se possível, deve neste caso falar com o seu médico) e menos stress. Existem também alguns produtos naturais que podem ajudar a controlar a prisão de ventre, como é exemplo o Psyllogel® Fibra, da Boiron, um suplemento alimentar à base de fibra funcional, que favorece a regulação intestinal. Psyllogel® Fibra tem uma tripla ação, facilitando a evacuação, alívio suave e com efeito prebiótico.